21 Motivos que levam o salão a falência
1. Falta de planejamento ao iniciar o negócio
Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em Jul/14 com 1.829 empresários mostra que parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado. Veja a seguir.
- 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo deles
- 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio
- 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam
- 37% não sabiam a melhor localização
- 33% não tinham informações sobre fornecedores
- 32% não conheciam os aspectos legais do negócio
- 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio
- 18% não levantaram a qualificação necessária da mão de obra
- 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio
- 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (p. ex.: férias)
- 55% não elaboraram um plano de negócios
- 50% não definiram estratégia para evitar desperdícios
- 50% não determinaram o valor do lucro pretendido
- 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido
- 38% não identificaram necessidades atendidas pelo mercado
- 24% não identificaram tarefas e os responsáveis por realizá-las
- 21% não identificaram o público-alvo do negócio
2. Falta de conhecimento para empreender
O sucesso do seu negócio depende do equilíbrio entre o conhecimento técnico e o administrativo. Embora alguns não saibam ou prefiram adiar esses cuidados, existem muitas tarefas administrativas a serem feitas quando se pensa em abrir um salão de beleza ou uma clínica de estética. Veja algumas: vender, comprar, controlar, pagar, receber, contratar, delegar tarefas, assuntos fiscais e formalização do negócio. Não é atoa que este item é o segundo da lista como um dos principais motivos que levam um negócio a falência.
3. Não saber gerenciar o estoque
Um departamento que exige um controle apurado, pois, você não poderá ser pego de surpresa com a falta de um produto ou insumos de uso diário e muito menos ficar com o estoque recheado servindo de decoração para as prateleiras e correndo risco de perder produtos por causa da validade. Outro detalhe é que quanto mais produtos no estoque mais dinheiro você gastou para compra-los, então podemos dizer que. “Estoque cheio é dinheiro parado”. O ideal é fazer um estudo do consumo médio dos itens para ter um estoque ideal. Um sistema de gestão é indispensável para não ter furos no inventário.
4. Não ter um controle financeiro efetivo
Simples como 2+2=5! Difícil de entender? Pois bem, assim é o financeiro de qualquer negócio, você acredita que está tudo certo, até vir um consultor financeiro e mostrar onde está a “Torneira aberta”.
É obrigatório ter controles para te ajudar a visualizar as movimentações diárias, semanais, mensais e anuais. No começo do seu negócio as planilhas do Excel poderão te ajudar, mas assim que começar aumentar os clientes, será necessário um sistema de gestão para te ajudar com propriedade e categoria, rs. Além disso, um Contador será muito importante para te ajudar em outras tarefas financeiras e fiscais.
5. Não fazer marketing
Quem nunca escutou que a melhor propaganda é o boca-a-boca? Acredito que todos! Porém, esse quase dito popular quer dizer pra você tratar bem o seu cliente, pois, ele poderá se tornar um entusiasta dos seus serviços. E isso é muito bom, mas não é suficiente para divulgar o seu salão para um bairro inteiro, uma cidade… É preciso criar um plano de marketing para satisfazer os seus objetivos, seja ficar conhecido no seu bairro, depois na cidade e por aí vai, cada um tem a sua estratégia.
6. Não ter metas claras e objetivas
Para que o seu negócio cresça de maneira organizada, é preciso ter metas claras e objetivas. Metas surreais só alimentarão os seus sonhos, mas dificilmente você conseguirá alcança-las. Para começar estipule metas simples e depois vá aumentando os esforços para alcançar as mais ousadas.
7. Informalidade
A informalidade pode parecer vantajosa para alguns por parecer que estão deixando de pagar impostos ou coisas assim, mas, claramente você está deixando de crescer e se organizar.
Não formalizando a relação trabalhista você dificilmente conseguirá engajar seus colaboradores e facilmente terá problemas nesse aspecto.
Caso você não queira correr o risco de abrir uma empresa antes de saber se realmente os negócios irão vingar, você poderá solicitar o MEI (Microempreendedor Individual) que te dá alguns benefícios e você passará a trabalhar formalmente.
8. Mau atendimento
Não se deixe enganar, a excelência no atendimento tem que ser levado a sério em qualquer momento que aconteça contato direto e indireto. Considere alguns pontos como exemplo: como seus profissionais atendem os clientes? Como a secretária recepciona os clientes? Estão respondendo os e-mails, sms e perguntas pelas redes sociais? Seus colaboradores tem conhecimento para sanar todas as dúvidas dos clientes inclusive sobre produtos?
É necessário acompanhar como anda o atendimento de seus profissionais com os clientes, seja enérgico para resolver qualquer problema dessa natureza.
Enquanto alguns salões dão a mínima para o atendimento, outros saem na frente lucrando ainda mais com profissionais capacitados que inspiram confiança aos clientes, respondendo dúvidas inclusive de produtos de beleza e higiene.
Faça treinamentos periódicos com seus colaboradores para que todos saibam o nível de atendimento que você espera deles.
9. Má gestão da agenda
Agenda bagunçada é dor de cabeça na certa! O mínimo que o cliente espera é ser atendido no horário marcado e nem pensar em ter duas clientes no mesmo horário por falha de agendamento.
Por isso não se pode dispensar a hipótese de usar sistemas de gestão que controlam as agendas de cada profissional.
10. Profissionais sem qualificação
A falta de qualificação é um limitador do crescimento muito triste. E eu te explico. O fato é que nós estamos na era da informação, coisas novas aparecem e vão para outras aparecerem, é tudo muito rápido e às vezes elas são relacionadas e dependente uma da outra, assim quanto mais o profissional demorar para iniciar seus estudos mais ele terá que estudar para acompanhar a tendência.
Quanto aos clientes que querem estar na moda com os penteados e cortes mais modernos, eles certamente irão procurar os seus concorrentes.
11. Produtos de má qualidade
Esse problema é fácil de resolver e não implica na perda do cliente, dependendo do resultado é claro. Mas não insista em usar a mesma linha de produto caso o cliente não ter ficado totalmente satisfeito da última vez.
Para não perder o cliente permita criar um ambiente de transparência e liberdade para que você tenha a chance de ouvir com sinceridade a opinião dele e corrigir o erro no próximo atendimento antes que por vergonha do cliente ele fique em silêncio e nunca mais volte no seu salão.
Ah! Não se esqueça de dar ao cliente um bom desconto para garantir que ele volte novamente no seu salão.
12. Falta de higiene do local e com os materiais de uso individual
Quem nunca chegou a um salão e teve que assoprar o banco para então sentar? Ter que dar passos estratégicos para não pisar nos montinhos de cabelos e acabar no chão “encabelado”? E também aquela maca que está sempre com o mesmo lençol e nenhum sinal do rolo de papel lençol descartável. Esses e outros exemplos mostram o descuido com seus clientes e cria uma péssima imagem do seu estabelecimento.
13. Falta de equipamentos para esterilizar materiais incisivos
Esse item não tem muito o que falar, simplesmente é obrigatório e ponto. Uma dica é abrir os saquinhos na frente do cliente para não haver dúvidas.
14. Nunca ter horário disponível
Não pense que salão que nunca tem horários disponíveis é sinal de mais dinheiro no fim do mês. Por falta de administração por parte do empreendedor, ele não consegue visualizar que alguns serviços são mais procurados que outros e por isso é necessário aumentar o número de profissional para atender a demanda, caso contrário seu profissional irá fazer duas progressivas no dia e não conseguirá atender mais ninguém. Para resolver isso é necessário fazer uso de sistemas de gestão que lhe mostrará facilmente os serviços mais vendidos ou emitir relatórios do quadro de colaboradores para ver como estão divididos os serviços por profissionais.
15. Oferecer poucos serviços
No meu ponto de vista existem três motivos para oferecer poucos serviços.
No primeiro caso, o estabelecimento foi aberto recentemente e ainda está se estruturando para aumentar o atendimento de maneira organizada, oferecendo serviços com qualidade.
No segundo caso, nós temos o estabelecimento que caiu nessa área por motivos alheios e ali ele ficará aberto apenas para pagar as contas do mês, pelo menos até o seu último familiar desistir dele. =(
Diferentemente desses dois casos acima, existem alguns estabelecimentos que ainda sofrem de gestão, mas é só questão de tempo para saírem dessa inércia e começarem a expandir seus serviços. Talvez até você que está lendo este post agora ficou motivada a aprender mais e buscar novas técnicas para melhorar sua gestão.
Para cada novo curso realizado você deverá divulgar aos seus clientes passando a mensagem que você está buscando melhorar seus conhecimentos técnicos e faça assim também quando contratar novos profissionais, apresente-os aos seus clientes.
16. Falta de opções de pagamento
É importante ter os principais meios de pagamentos disponíveis, são eles: cartão de débito, cartão de crédito e talvez até cheque, porém, esse último poderá lhe dar dores de cabeça. É necessário você decidir quais meios aceitar de acordo com seus clientes. O importante é não perder o cliente no mês que ele estiver com menos dinheiro, nesse caso o cartão de crédito resolverá e porque não parcelar quando o cliente gastar um valor considerável?
17. Falta de promoções
O brasileiro adora promoções e muitas vezes compram mesmo sem precisar.
Eu já ouvi de alguns empresários que não faz promoções porque cria maus costumes e os clientes sempre pedirão descontos achando que só eles pagam contas. É óbvio que haverá sim aquela cliente que vai chorar vendo somente o lado dela, mas isso não pode ser empecilho para você não criar promoções claras e objetivas com data para início e fim. Você poderá criar promoções direcionadas, para aquelas clientes únicas que vieram apenas uma vez no seu salão e posteriormente para as clientes fixas, aquelas que “batem cartão” no seu estabelecimento. O importante é que cada promoção tenha um planejamento de fundo querendo satisfazer sempre um objetivo, uma estratégia.
Outro ponto importante é que alguns empresários veem o oferecimento das promoções como se estivessem mendigando dinheiro, mas que fique bem claro, sua cliente adorará receber seu e-mail lhe concedendo um bom desconto.
18. Não ter clientes entusiastas
Primeiro quero explicar o significado dessa palavra. Entusiastas são pessoas entusiasmadas.
Em outras palavras, são pessoas que você cativou em todas as formas a ponto delas lhe recomendar espontaneamente para outras pessoas. Caso você ainda não tenha nenhuma dessas clientes divulgando seus trabalhos gratuitamente para você, será necessário analisar de perto todos os pontos do atendimento tentando identificar a falha.
Uma ótima ferramenta para medir a satisfação geral de suas clientes, é usar pesquisas de satisfação. Faça perguntas objetivas e para facilitar crie respostas de alternativas e deixe um campo para ser escrito livremente.
19. Má recepção
Treine sua recepcionista para que ela saiba como você quer que ela atenda as suas clientes, sorriso no rosto, bom dia boa tarde, aceita uma água um café, são de praxe e obrigatórios!
Caso o estabelecimento não tenha um sistema de gestão para realizar os agendamentos pela internet, a recepcionista deverá manter a agenda em dia e atualizada em tempo real em cada mudança de agendamentos e não se esquecer de desmarcar quando isso ocorrer.
20. Não ter estacionamento no local
Com o número de veículos por família aumentando ano após ano é quase regra pensar em como seus clientes irão estacionar seus veículos. Para quem ainda está planejando a entrada nessa área, verifique se o terreno ou imóvel possui estacionamento próprio, caso contrário é bom pensar em convênios com estacionamentos próximos ao estabelecimentos.
21. Não ter sala de espera com entretenimentos. Tevê, revistas, WiFi e etc.
Embora a ideia seja que seus clientes não fiquem esperando por muito tempo até serem atendidos, ainda assim se faz necessário ter um espaço para esse fim, uma tevê por assinatura, revistas e WiFi se tornaram itens importantes nos momentos que antecedem ou sucedem ao atendimento.
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